Os números globais no universo online são "chineses" pela dimensão. Pesquisas apontam a existência de pelo menos 225 milhões de sites no mundo. Por eles navegam mais de 1,5 bilhão de pessoas. E todas as companhias do planeta estão atrás dessa audiência. Os investimentos mundiais em publicidade online devem chegar a US$ 100 bilhões no próximo ano, e as previsões são de que, já em 2012, o meio digital ultrapasse a televisão em aplicação de verbas de anúncios nos EUA, o maior mercado publicitário do mundo.
Esse cenário fez prosperarem as empresas dedicadas a serviços especializados em monitorar resultados de ações de marketing desenvolvidas para a internet. E o Brasil começa a se tornar uma boa alternativa para esse segmento de mercado. Um dos grandes conglomerados de comunicação global, o francês Havas, por meio de seu braço de serviços online, a agência Media Contacts, montou no País um de seus centros de excelência em coleta e análise de dados da internet.
Por causa do sucesso com clientes globais, como a montadora Peugeot, a operadora de telefonia Vodafone e a companhia área Air France, a Media Contacts já até exporta profissionais para atuar em centros similares em outros países, como Espanha e Austrália. "Nos destacamos pela criatividade", diz Luciana Iodice, diretora de Estratégia e Marketing da agência. "Vamos além da simples apresentação de balanços de resultados que contabilizam o número de acessos. Sugerimos ações para potencializar resultados a partir do que avaliamos, e isso encanta os clientes."
O Brasil rouba mercado da Índia, país que, aproveitando sua vasta experiência em prestar serviços de call centers para vários países , tornou-se eficiente na geração dos relatórios sobre o volume de informações produzidos no processo de navegação. O próprio Havas, por exemplo, tem entre seus clientes uma empresa de viagem da Inglaterra que demanda a utilização de mais de 450 mil palavras-chave a serem monitoradas
"Por isso mesmo, até o Havas usa a sua base na Índia para produzir parte desse serviço, porque lá os custos são mais baixos", reconhece Luciana. "Mas nós desenvolvemos programas, como o que otimiza os resultados em serviços de busca, fazendo com que os clientes apareçam entre as primeiras citações nos sites de busca, sem pagarem por isso. Isso valoriza a exportação de nossos serviços." Atualmente, a agência atende, a partir do Brasil, clientes da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, sendo que alguns deles atuam em mais de 11 países, aplicando estratégias criadas no País.
Com o avanço da presença da internet na vida dos consumidores, os gigantes da propaganda mundial - os grupos WPP, Omnicom, Publicis e Interpublic, além do próprio Havas - apostam em inúmeros serviços e softwares que se propõem a medir os efeitos dos anúncios e das ações realizadas na internet. Cada um oferece análise de dados com metodologias próprias. Há muito dúvida sobre a eficiência das métricas para internet entre os anunciantes. Mas há também uma certeza: o universo online veio para ficar.
"O centro de excelência que hoje temos no Brasil, ainda sem similar na concorrência, nasceu quase acidentalmente em 2002, quando começamos a investir na criação de sites corporativos. Montamos uma estrutura e, como ela não decolou no ritmo em que esperávamos, começamos a desenvolver outros trabalhos para potencializar os resultados, já que tínhamos um equipe bem estruturada", conta o diretor-geral do Havas, Ricardo Reis.
A importância do País nos negócios do companhia vem crescendo de tal forma que o presidente mundial do grupo, o espanhol Fernando Rodés, estará por aqui de novo na próxima semana. É a terceira visita em menos de um ano.
O Estado de SP - 06/04/2009
REF: Marketing Digital
terça-feira, 7 de abril de 2009
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