terça-feira, 28 de abril de 2009
Ação de rua da Oi reforça servico de pagamento via telefone celular
Roberto Rittes, diretor de meios de pagamento da Oi (ex-Telemar), tem uma tarefa dupla pela frente. Uma delas é aumentar o uso do Oi Paggo, uma espécie de cartão de crédito pelo celular, nas áreas onde a operadora tem grande participação no mercado de telefonia. A outra é fazer do serviço uma opção para pagar compras na internet.
A incursão pela web começa a ganhar força no fim do mês, quando entra em vigor uma parceria comercial fechada entre a Oi e a Braspag, empresa especializada em processamento de operações de comércio eletrônico. Nos sites em que as transações são executadas pela empresa, o Oi Paggo vai aparecer como opção de pagamento, ao lado das bandeiras tradicionais de cartão de crédito.
Inicialmente, o cartão da Oi estará disponível nos sites dos clientes que a Braspag conquistar daqui para a frente. Mas, aos poucos, a ideia é incluir o serviço na carteira atual da empresa - que inclui Submarino e Mercado Livre.
A outra missão de Rittes é divulgar o Oi Paggo e explicar para lojistas e potenciais clientes como ele funciona. Nas próximas dez semanas, equipes da operadora vão percorrer 21 municípios dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba para demonstrar o serviço.
O Oi Paggo funciona como um cartão de crédito. Só que, em vez do plástico, o consumidor utiliza o celular para fazer as compras. Se ele for a uma loja onde o serviço é aceito, a conta vai aparecer na tela do aparelho. Para confirmá-la, o cliente digita uma senha. Em vez das máquinas leitoras de cartão (chamadas de POS), o lojista também tem um celular da Oi habilitado para a função de pagamento.
"Queremos mostrar às pessoas como o Oi Paggo funciona e que em algumas situações ele é até melhor que um cartão comum", afirma Rittes, executivo egresso da Brasil Telecom, adquirida pela Oi.
A companhia tem 72 mil estabelecimentos comerciais aptos a utilizar o Oi Paggo. Cerca de 200 mil assinantes da operadora de telefonia usam o meio de pagamento e outros 400 mil estão cadastrados, mas não desbloquearam o "cartão virtual". Os usuários têm um limite mensal de crédito, com base em análise feita pela empresa sobre seu perfil de risco.
O uso do celular como meio de pagamento tornou-se, para a Oi, uma atividade que extrapola os limites da telefonia. Não é com a utilização da rede móvel nas transações de pagamento que a operadora ganha dinheiro com esse serviço. "O tráfego de dados nem é cobrado. O faturamento vem das taxas comuns dos cartões de crédito", explica Rittes.
Mas o serviço também auxilia o negócio de telefonia móvel. O principal destino do crédito fornecido pelo Oi Paggo é justamente a recarga do celular pré-pago. "As pessoas aproveitam o Paggo para adquirir créditos para o celular, ganhando mais tempo para pagar", afirma Rittes. O resultado, segundo ele, é que o uso do telefone aumenta: entre os adeptos do serviço de pagamentos, a compra de créditos para o celular costuma subir 25%.
Valor Econômico 15/04/2009 por Talita Moreira
REF: Convergência Digital - Meios de Pagamento - Estratégia Comercial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário