terça-feira, 28 de abril de 2009
PESQUISA APONTA AS TENDÊNCIAS DO MARKETING BRASILEIRO
A Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN) criou o ABMN Pesquisa, departamento que vai estudar as tendências do marketing no Brasil. A intenção é elaborar, anualmente, três estudos quantitativos e um mais complexo, também com pesquisa qualitativa. O primeiro deles, encomendado ao Ibope Inteligência, avaliou a imagem do setor no país. Do segundo semestre de 2008 ao início de 2009, foram ouvidas 350 empresas: 77 indústrias de base, 78 de produtos de consumo, 126 de mídia e publicidade e 69 de serviços. Para 73% dos entrevistados, o setor ganhou importância nos últimos três anos (veja o gráfico).
A grande maioria (94%) afirma que as decisões da área têm grande (59%) ou algum (35%) impacto no faturamento e na condução da empresa. Além disso, 54% consideram a participação do marketing estratégica para a sustentabilidade e 62% destacam a importância em inovação e desenvolvimento de negócios.
O Globo 28/04/2009 / mercado competitivo
REF: Pesquisa de Marketing
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário