JANINA SAPONARA: Jornalista pela PUC/São Paulo, pós-graduada em Comunicação Empresarial pela ESPM/SP, Janine é uma das poucas fellows do Programa ELIAS – Líderes Emergentes para a Inovação entre os Setores – do MIT – Massachussets Institute of Technology (Boston), onde foi orientada por Peter Senge. Já na Case University, em Cleveland, Ohio, foi certificada por David Cooperrider na metodologia “Investigação Apreciativa”.
Especializada em Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas e especializada em Administração das Organizações sem Fins Lucrativos pela USP – CEATS/FIA, Janine atua na área de comunicação social há 19 anos, principalmente em assessoria de comunicação e desenvolvimento de projetos especiais em responsabilidade socioambiental empresarial e terceiro setor, onde é pioneira. Produtora do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo e criadora do Prêmio Ethos de Jornalismo. Fundadora da Lead Comunicação Organizacional, agência de comunicação com especialização em responsabilidade social corporativa e sustentabilidade que atua há 11 anos em vários Estados do País.
Organizadora do Caderno de Comunicação Organizacional “Comunicar é Preciso – como as ONGS podem se comunicar melhor com a imprensa”, editado pela ABRACOM, com 8 mil exemplares distribuídos e mais de 100 mil downloads realizados até hoje.
Atualmente, Janine se dedica a estudar no Team Academy (http://www.teamacademy.net/) da França o empreendedorismo nas escolas de negócios, como uma forma de incluir os jovens no mercado de trabalho.
Especializada em Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas e especializada em Administração das Organizações sem Fins Lucrativos pela USP – CEATS/FIA, Janine atua na área de comunicação social há 19 anos, principalmente em assessoria de comunicação e desenvolvimento de projetos especiais em responsabilidade socioambiental empresarial e terceiro setor, onde é pioneira. Produtora do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo e criadora do Prêmio Ethos de Jornalismo. Fundadora da Lead Comunicação Organizacional, agência de comunicação com especialização em responsabilidade social corporativa e sustentabilidade que atua há 11 anos em vários Estados do País.
Organizadora do Caderno de Comunicação Organizacional “Comunicar é Preciso – como as ONGS podem se comunicar melhor com a imprensa”, editado pela ABRACOM, com 8 mil exemplares distribuídos e mais de 100 mil downloads realizados até hoje.
Atualmente, Janine se dedica a estudar no Team Academy (http://www.teamacademy.net/) da França o empreendedorismo nas escolas de negócios, como uma forma de incluir os jovens no mercado de trabalho.
Janine será a representante da ABRACOM no SisCom e falará sobre Comunicação Corporativa e Sustentabilidade Empresarial
Um comentário:
Organizadores do SSICOM 2009, será um prazer trocar informações com vocês no evento. Preparo desde já uma apresentação com conceitos e práticas de comunicação da sustentabilidade empresarial para que os participantes possam se interessar cada vez mais pelo tema sustentabilidade, que definitivamente entrou na pauta dos comunicadores do Brasil e do Mundo. Atá já! Janine Saponara
Postar um comentário