sexta-feira, 26 de setembro de 2008

SisCOM vira tema de coluna no Hoje em Dia

Mário d'Alcântara do Sinapro escreve toda sexta-feira uma coluna sobre Propaganda no jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte.

O Tema desta semana foi o SisCOM no qual ele participou abrindo o evento com brilhantismo!

Confiram a Coluna:

Jornal Hoje em Dia, 26 de setembro de 2008.

Siscom-Juiz de Fora

Pela sua originalidade, pela qualidade do evento, pelo seu significado para a nossa indústria de comunicação, vou dedicar, hoje, nada menos que 2.900 caracteres ( com os respectivos espaços) a uma iniciativa brilhante de um jovem publicitário de Juiz de Fora, que conseguiu, com muita luta, realizar o Siscom naquela cidade.

Com uma organização primorosa e um sucesso muito grande, realizou-se, no Victory Business Hotel, em Juiz de Fora, nos dias 20 e 21 de setembro, o primeiro Siscom- Seminário Integrado de Soluções em Comunicação e Marketing.

O tema do seminário foi “Um Olhar Sobre As Novas Estratégias de Comunicação”. Para um auditório inteiramente lotado, nove palestrantes de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo apresentaram seus pontos de vista e recomendações para um futuro que já está acontecendo.
De Belo Horizonte, Leonardo Sousa e Grasiela Scalioli, da PróBrasil, apresentaram o case Ricardo Eletro e a revolução que o mesmo representou para o setor de varejo. Case brilhante. Brilhante apresentação.

Cléber Paradela, da Tudo, São Paulo ( que pertence ao Grupo ABC, de Nizan Guanaes) falou sobre a comunicação através de Eventos, Patrocínios, Guerrilha e Internet. Rafael Liporace, da Biruta, do Rio de Janeiro, discorreu sobre “o mundo das mídias mirabolantes”, enquanto Ricardo Chermont tratava da “Convergência de Mídias”.

Vicente Mastrocola e Eduardo França, da ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing, falaram sobre “Mobile Marketing” e “Marketing de Entretenimento”, enquanto Ricardo Buckup, do Grupo B2 apresentou o Case Smirnoff “Carnival Experience”, sobre marketing de incentivo.

Os estudantes tiveram uma manifestação das mais inteligentes: o nível das perguntas, a qualidade das eventuais intervenções, os papos nos intervalos revelam que a meninada não apenas se preocupa com as mudanças radicais que estão acontecendo na nossa profissão como já estão se preparando para enfrentá-las, integrados nesse mundo digital onde vivemos.

Organizado pela Carlos Roberto Zanini, Projetos Especiais e realizado pela Núcleo Cooperativa de Serviços, o Siscom teve à sua frente, como figura de proa (expressão idiomática absolutamente inovadora na literatura publicitária hodierna) o jovem publicitário Rafael Santana Salgueiro, da Samba Propaganda.

Tratou-se, também, da implantação de uma Diretoria Regional do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais- Sinapro-MG em Juiz de Fora, com a patota local já se movimentando para a implantação ainda em 2008.

A única nota triste do seminário foi a quase absoluta ausência dos proprietários de agências da região, muito embora os funcionários tivessem comparecido em peso. O Siscom teve, como palestra de abertura, uma série de questionamentos sobre a “Sobrevida da Agência de Propaganda no Século XXI”. O excesso de modéstia me impede de revelar o nome do palestrante, que atuou com brilho e denodo!

www.hojeemdia.com.br